domingo, 5 de janeiro de 2014

Consciência X reputação

Constante e infelizmente vejo muitas pessoas dizendo que não se importam com o que pensam delas e sim com o que realmente são. Seria você, caro leitor (a) uma delas?
Para você entender meu ponto de vista, primeiramente terá que entender algo acerca desses dois substantivos: consciência e reputação.
Basicamente, a reputação é o pensamento de outrem acerca de nossa pessoa. Já a consciência é algo muito nosso, é o nosso sentimento com relação à todas coisas que praticamos em nossas vidas.
Muitas pessoas dizem ser dispensável ter uma boa reputação, afinal, ninguém paga suas contas, certo? ERRADO!
Há um bom tempo, vi uma garota que sempre postou fotos insinuantes e trajando vestidos mais justos que Jesus Cristo, reclamar na rede social que caráter não se julga pelo tamanho do vestido. Ok, mas o que as pessoas que a cercam pensam quando a veem com estas roupas escandalosas? Que ela é uma pessoa de família, para casar? Óbvio que não!
O ser humano busca ser aceito em todos os momentos da vida, busca uma promoção no emprego, ou que aquela pessoa olhe para você e se apaixone, entre outros casos. Mas para que haja alguma dessas coisas em nossas vidas, precisamos que nossa reputação seja boa. Afinal, um gerente não promoveria seu funcionário se o mesmo fosse um alcoólatra e nem um homem se casaria com uma mulher que fosse garota de programa, por exemplo.
Pensar na consciência isoladamente é um ato frio e egoísta, pois se não exteriorizarmos o que somos de verdade, as pessoas nunca saberão quem somos, de fato. É um erro querer distinguir essas duas coisas na vida pois uma boa reputação é fruto de uma boa consciência.
Por fim, fica uma dica: se quer que sua reputação pareça-se com sua consciência, procure mostrar quem você é com suas atitudes, não apenas com seus pensamentos. O que você pensa é importante sim, mas se não exteriorizar, apenas você saberá quem és deveras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário