domingo, 1 de dezembro de 2013

Professor, só por causa de um sinal?

Gosto muito de tirar lições para a minha vida em todas as situações que vivo. Estava aqui neste domingo nublado refletindo sobre algumas coisas e lembrei que em meados do meu ensino fundamental, eu costumava argumentar com meu professor sobre as notas de provas. Em uma delas, percebi que o professor havia me dado errado numa dada questão apenas por ter errado um simples sinal. O resultado era 10 e eu havia posto -10. Aquele momento me deixara imensamente chateado, pensava que era perseguição do mestre para comigo, ou coisas do tipo.
Anos depois, o destino me tornou professor de matemática e pude perceber que não era apenas por causa de um sinal, pois eu não tive a noção do que me era exigido naquela avaliação. Sequer havia percebido que havia errado por vinte posições (do -10 até o 10 são vinte pontos de distância na reta)!
Assim como na escola, fazemos a "prova da vida" e em muitas questões, temos a plena certeza de que estamos fazendo certo e quando o "mestre" corrige a prova, ficamos revoltados com a nota. Aprendi que nem sempre conseguimos tirar dez em todas as provas e que em muitas vezes precisamos de tempo, vivência, muitos erros e acertos para crescermos e entendermos que não foi apenas por um mero sinal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário